Mais de 1500 profissionais e estudantes de Administração lotaram, em 9/9, Dia do Administrador, no segundo dia do Encontro CRA-MG 45 anos, o Teatro Topázio no Minascentro e comemoraram juntos o aniversário de 45 anos da regulamentação da profissão de Administrador. O palestrante da noite, o Administrador de Empresas Max Gehringer, conversou com o público durante quase 2 horas e transmitiu sua experiência em temas relacionados à carreira e emprego, sem deixar de lado pitadas de humor que causaram boas gargalhadas aos presentes.
A cantor Aggeu Marques e a banda Yesterdays encerraram o evento, agitando o público com vários sucessos dos Beatles, como Free as a Bird, A Hard Day´s Night, Yesterday e Hey Jude.
Na abertura do encontro, o presidente do CRA-MG, Adm. Gilmar Camargo, falou sobre a historia e a transformação da Administração ao longo dos anos, destacando a criação da lei 4.769/65, que regulamentou a profissão, e o seu crescimento. “Hoje, a Administração tornou-se o curso mais procurado no Brasil e tem o maior contingente universitário, além da maior demanda de mercado por profissionais e estagiários", destacou.
Profissão genérica
Max Gehringer caracterizou a Administração como uma profissão genérica, por envolver conhecimentos diversos, como contabilidade e estatística, por exemplo. A característa é um ponto positivo, pois, segundo Gehringer, possibilita ao profissional saber um pouco sobre cada coisa. "Administração pode se encaixar em muitas funções e isso foi o que fez com que o curso crescesse", apontou, lembrando que o número de desempregados na área não quer dizer muita coisa, dado que, considerando o tanto de formados, o número relativo deles à procura de emprego não é tão grande em relação a outras profissões.
O que aumenta a cada dia, de acordo com o palestrante, é a necessidade de aprendizado contínuo, já que, atualmente, muitos têm diversos títulos. "Devido à melhor capacitação das pessoas, a concorrência aumenta e as empresas procuram os melhores profissionais", explicou.
Relação com o outro
A maior ênfase dada pelo palestrante durante o encontro talvez tenha sido em relação à convivência e relacionamento entre as pessoas. "Quem opta por Administração tem que ter uma queda por Recursos Humanos, por lidar e entender de gente", disse Gehringer. Acrescentou que as gerações precisam aprender a conviver uma com as outras e aceitar as diferenças entre elas.
O bom humor no trabalho também foi citado como um ponto importante para um ambiente saudável em uma empresa.
Ambição
Mais do que ter a ambição de ser igual à imagem do sujeito bem sucedido que vemos nas propagandas, o mais importante, de acordo com Gehringen, é o bem-estar com aquilo que fazemos. "Cada um define o que é o sucesso para si. Ao mesmo tempo, não devemos sonhar com um passo muito grande, planejar muito além. Temos, sim, que comemorar cada sucesso como se fosse o último. Devemos celebrar os pequenos momentos", salientou.
E finalizou: "Devemos aproveitar as oportunidades, como realizar cursos, por exemplo. Não existe experiência inútil. Existe aquela que precisamos de oportunidade para por em prática. E um dia a utilizaremos, esteja certo disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário