segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Degen aborda empreendedorismo como opção de carreira em último dia de evento



Chegou ao fim o Encontro CRA-MG 45 anos, evento comemorativo pelo aniversário de 45 anos da regulamentação da profissão de Administrador, completados em 9 de setembro de 2010. O último dia de encontro, 10/9, teve palestra com o professor e empresário suíço Ronald Jean Degen, um dos pioneiros em abordar o empreendedorismo no Brasil e autor de diversos livros sobre o tema, e o lançamento do selo comemorativo com a logo dos 45 anos da Administração pelos Correios.


Na abertura do último dia do encontro, o presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, Adm. Gilmar Camargo, parabenizou, mais uma vez, os Administradores e, após ler carta enviada pelo prefeito de Belo Horizonte, Adm. Márcio Lacerda, sobre a regulamentação da profissão, em breve discurso, destacou a importância de se empreender nos dias de hoje: “O grande caminho é o empreendedorismo”.

Solução do século XXI

Frente aos problemas relacionados à pobreza no país, à proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, à segurança pessoal, à sustentabilidade política e democrática e ao desenvolvimento sustentável, empreender é a solução. A afirmação é do empresário Ronald Degen, segundo o qual, somente por meio da prática empreendedora será possível criar riqueza e reduzir as desigualdades e problemas do Brasil.

O empreendedor

Muito se fala sobre a importância do empreendedorismo, mas qual a definição de empreendedor, de acordo com estudiosos da área? Ronald Degen apresentou alguns conceitos como forma de facilitar o entendimento do público sobre o tema. “Progresso do homem não conformado”, “necessidade de realizar” e “agente do processo de destruição criativa” foram algumas explicações utilizadas pelo empresário para transmitir a mensagem de que “empreender é inovar. E inovar é uma prática. Dá para aprender. Vocês são capazes de inovar”.

Dificuldades

Empreender é fácil e simples, certo? Errado. Degen apresentou uma série de fatores inibidores que vão de encontro ao avanço da prática empreendedora no país: outros interesses; capital social, ou seja, valores que são adquiridos ao longo da vida, principalmente, a partir do convívio com os pais, o que influencia a escolha da carreira a seguir; a imagem social – “o que vão dizer se sair de porta em porta vendendo o meu produto?”; e a aversão ao risco.

O palestrante apresentou dados de uma pesquisa que soou como surpreendente a grande parte do público presente: “todos que começaram sem dinheiro tiveram sucesso. Por outro lado, aqueles que tinham bom poder de investimento fracassaram. O motivo é simples: com baixo investimento, os prejuízos frente a um início de negócio são mínimos”.

Subir degraus

A partir de uma fórmula simples é possível empreender: é preciso focar algo e adquirir conhecimento sobre ele. No entanto, de acordo com Degen, há degraus a serem escalados pouco a pouco, como aquele em que se acumula capital ou outro em que se passa a dominar as tarefas. Existe um momento, contudo, em que diversos fatores podem contribuir para que os degraus sejam alcançados no sentido inverso, como a dependência do salário, as dívidas e as obrigações familiares.

“Entre os degraus que levam ao topo e aqueles que iniciam a descida há um período de livre escolha”, explicou o empresário.

Conhecimento

Segundo Ronal Degen, adquirir e acumular conhecimento representam um importante passo para iniciar um negócio de sucesso. Para isso, é preciso foco em determinada coisa, já que temos um filtro para guardar aquilo que realmente importa. “O processo criativo é o foco. Quando criou o IPOD, Jobs pegou o MP3 e teve foco em transformá-lo em algo mais prático, organizado e simples”, exemplificou, lembrando, porém, que criatividade não resulta necessariamente em inovação: “Criatividade é ter idéias. Inovação é pegar idéias e gerar algo de valor”.

Por fim, o empresário suíço destacou que, para alcançar o sucesso, é necessário engajamento. “Sucesso é suado. É preciso estudar, aprofundar, ter força de vontade e, além disso, muitas vezes, optar por um estilo de vida. Por isso, precisamos investir em algo que nos motive. O negócio precisa ser excitante e apresentar alto desafio”, concluiu.

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